Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Histórias de História

Bem-vindo(a) Este espaço foi criado em 2017 e tem por objectivo de transmitir um pouco de tudo, que o publico desconhece ou nunca ouviu falar. Contudo a história por si é feita de pequenas e grandes histórias, desde factos banais a acontecimentos

Histórias de História

Bem-vindo(a) Este espaço foi criado em 2017 e tem por objectivo de transmitir um pouco de tudo, que o publico desconhece ou nunca ouviu falar. Contudo a história por si é feita de pequenas e grandes histórias, desde factos banais a acontecimentos

Paraíso: aspiração terrena e sobrenatural

Entre as muitas perguntas que fazemos a nós mesmos  está: “O que é o céu? É o paraíso?”.

Se pegarmos um dicionário e procurarmos a palavra “Paraíso”, encontramos a seguinte definição: “Em muitas religiões, e, especificamente, no cristianismo, é o lugar alcançado pelas almas dos justos depois da morte”.

De acordo com esta definição, queremos dizer que o Céu é a meta de modo sobrenatural que aspiram aos crentes através das suas obras e ações durante sua vida terrena. Na verdade muitas pessoas, no final de sua vida, gostariam de voltar à presença do Pai Celestial no reino do céu em completa felicidade e bem-aventurança.

via-pre-mortal-pc.jpg

Mas se por um lado há aqueles que acreditam na existência do Paraíso, e, em seguida, em uma vida após a morte, por outro lado, há aqueles que consideram o Paraíso como algo totalmente utópico, se não o fruto de uma invenção dos homens. Em outras palavras, há muitos que gostariam de ter uma resposta científica sobre a existência do Paraíso.

A este respeito, eu ainda me lembro da história de um amigo meu.

Ele, depois de assistir ao funeral de uma pessoa que ele conhecia, outras pessoas estavam se perguntando sobre o propósito da vida e o que virá após a morte. Argumentou que, embora fosse muito triste por não ser capaz de estar mais ao lado dessa pessoa, em seu coração, ele estava feliz porque ele sabia que tinha definitivamente encontrado a paz eterna ao lado de Deus, o Pai, e que um dia ela poderia encontrá-la novamente no Reino Celestial.

 

O que é certo é que, apesar das diferentes escolas de pensamento e opiniões diferentes, todos gostariam de saber se o céu existe ou não, ou pelo menos ter um testemunho sobre o assunto e, em seguida, descobrir o que vem depois desta vida.

O paraíso é real? A história do professor Alexander

 

A este respeito, um cirurgião americano famoso tem uma história muito interessante. O Professor Eben Alexander, esteve em coma devido a uma meningite que a cada dia que passava o estava destruindo mais. O inusitado foi que ele conseguiu despertar de repente. 

O que é interessante na história é que não só conseguiu despertar, apesar de seu cérebro estar  praticamente “off”, mas acima de tudo o que tinha visto durante o coma sobre o  paraíso e o Pai Celestial.

O professor conta a história de como ele tinha  a impressão de que sua viagem foi iniciada sob o solo e então pouco a pouco, liderado por uma melodia celestial, foi elevado para o céu e estava alcançando um lugar lindo cercado por tantas criaturas bonitas. Para ele eram anjos, com milhares de borboletas, flores e nuvens coloridas.

Depois de chegar a este lugar sentiu a presença de uma energia poderosa envolvente que espalhou nele uma profunda paz. Essa energia e esse lugar era para ele, sem qualquer sombra de dúvida, Deus o Pai e o Paraíso.

Testemunhando sobre sua  incrível experiência, o professor disse que durante sua viagem, ele se lembrava de estar na asa de uma borboleta, e ao lado dele havia uma bela mulher que lhe disse que ele era e sempre será amado e que ele podia ver muitas coisas lá, mas que teria de voltar.

Essa mulher era sua irmã morta, que nunca tinha conhecido. De fato, durante uma entrevista com o professor, ele disse:

“Quando eu a conheci eu não sabia, mas era minha irmã. Eu fui adotado e eu encontrei os meus pais verdadeiros apenas alguns anos depois de sair do coma. Eles me enviaram a foto da minha irmã, que morreu em 1998 e eu tive um acidente vascular cerebral. Era  ela. A menina da minha viagem. Quando eu perguntei a minha mãe biológica para descrever sua filha disse-me: “Era como um anjo na terra.”

Mas a coisa realmente interessante é que o professor, que até então não acreditava em qualquer coisa que não tivesse uma resposta científica, percebeu que havia a possibilidade de outra vida depois desta, e que, portanto,  o céu é real. Tudo isso graças a esta viagem. 

 

Como o professor Eben Alexander, também membros de A  Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias sabem que o céu existe. Podem não ter tido a mesma experiência, mas através de suas ações nesta vida comprometem- se a cada momento para serem dignos de estarem lá um dia.

Há maior recompensa depois desta vida

Quando eu estava com os missionários de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias eu fui perguntado se eu estava ciente de que após esta vida  havia uma chance de voltar ao Pai Celestial.

Eu respondi que sabia apenas que havia céu e inferno. Mais do que isso, só conhecia algum conceito derivado do estudo da “Divina Comédia”, que havia realizado nos tempos da escola. Com  o tempo foi-me dito que o Senhor havia preparado para cada um de nós um plano chamado o “Plano de Salvação”.

plano-pc.jpg

Basicamente nós já existíamos antes desta vida e vivemos ao lado do Senhor. Ele então nos proporcionou a oportunidade de viver na Terra e receber um corpo de carne e ossos, e aprender a escolher entre o bem e o mal. Uma vez que o nosso corpo mortal iria morrer, nosso espírito iria para o mundo espiritual esperar uma sentença definitiva.

Como resultado poderia ter havido duas condições, com base em nosso comportamento durante a  vida terrena, que são bem explicadas no Livro de Mórmon pelo profeta Alma, a saber:

” E então acontecerá que o espírito daqueles que são justos será recebido num estado de felicidade, que é chamado paraíso, um estado de descanso, um estado de paz, onde descansará de todas as suas aflições e de todos os seus cuidados e tristezas.” (Alma 40: 12-14)

Em outras palavras, aqueles que ganharam a condição de paz, e então o céu, vão ressuscitar e voltar novamente para o lado do Senhor e aproveitar a vida eterna.

 

Por esta razão, são muito importantes nossas ações e as escolhas que fazemos durante a nossa vida terrena. Se vamos colocar no centro das nossas vidas Jesus Cristo e o seu Evangelho, isso será possível. E este é o propósito do plano de salvação.

Embora eu não tenha nenhuma evidência da existência do Paraíso, eu posso dizer com certeza que não há nada mais bonito que  voltar um dia a viver ao lado do Senhor. Claro, existem dificuldades. E “o adversário” vai tentar de todas as maneiras nos atrapalhar.

Mas se banquetear-nos com as escrituras e colocarmos  Jesus Cristo como nossa “Estrela do Norte” em nosso caminho, então conseguiremos e a recompensa de todo o esforço vai ser realmente grande.

 

Referência

Esse artigo foi traduzido do italiano. Para acessar o artigo original clique aqui.

 

Guardar