Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Histórias de História

Bem-vindo(a) Este espaço foi criado em 2017 e tem por objectivo de transmitir um pouco de tudo, que o publico desconhece ou nunca ouviu falar. Contudo a história por si é feita de pequenas e grandes histórias, desde factos banais a acontecimentos

Histórias de História

Bem-vindo(a) Este espaço foi criado em 2017 e tem por objectivo de transmitir um pouco de tudo, que o publico desconhece ou nunca ouviu falar. Contudo a história por si é feita de pequenas e grandes histórias, desde factos banais a acontecimentos

VIARCO desde 1907

Uma história com mais de 101 anos

0d83d64.jpg

 

 

ORIGEM DO FABRICO DO LÁPIS EM PORTUGAL

A origem do fabrico de lápis em Portugal remonta ao ano de 1907 quando o Conselheiro Figueiredo Faria juntamente com o seu sócio o Engenheiro Francês Jules Cacheux decidem construir em Vila do Conde uma unidade industrial de fabrico de lápis designada por “Faria, Cacheux & Cª” também conhecida como Portugália.

papel-parede-viarco.jpg

 

 

Apesar da Portugália ter sido pioneira e bem sucedida no desenvolvimento e produção de artigos de escrita no país pensa-se que a sua actividade terá sido gravemente afectada com a entrada de Portugal na Primeira Guerra Mundial e principalmente pela Grande Depressão de 1929/31.

 

vieira-araujo-lda.jpg

 

A viragem dá-se em 1931 quando Manoel Vieira Araújo, industrial experiente da chapelaria e figura proeminente de S. João da Madeira, decide diversificar o ramo de actividade da Vieira Araújo & Cª, Lda, e adquire a Fábrica Portuguesa de Lápis.

 

manoel-vieira-araujo-808x1024.jpg

 

No ano de 1936 é registada a marca que acompanharia gerações de portugueses até aos dias de hoje – Viarco.

 

portugalia-viarco.jpg

 

Apesar da sua dimensão, o grupo Vieira Araújo era uma empresa de cariz familiar, pelo que foi um dos seus filhos, António Vieira Araújo, o designado para assumir as responsabilidades de reactivação e dinamização do novo sector do grupo.

 

passeio-viarco.jpg

 

Os primeiros anos de trabalho foram aplicados na pesquisa e desenvolvimento de formulários, equipamentos, métodos de produção que permitiram melhorar ainda mais a qualidade dos produtos assim como diversificar a oferta.

 

_MG_8922.JPG

 

Em 1941, quando o mercado já se encontrava consolidado e estavam garantidas todas as informações necessárias ao bom funcionamento, a empresa deslocalizou-se de Vila do Conde para as actuais instalações em S. João da Madeira, levando consigo todos os equipamentos e muitos funcionários que decidiram iniciar uma nova vida ao seu lado.

 

Caixa Lápis Viarco.jpg

 

Os anos que se seguiram foram marcados por sucessivos desenvolvimentos tecnológicos que levaram ao início da produção dos lápis de cera e de uma vasta gama de lápis técnicos utilizados nas mais diversas profissões.

 

viarco-vintage-1951.jpg

 

Na década de 70 a fábrica de lápis torna-se autónoma e passa a denominar-se Viarco – Indústria de Lápis, Lda

viarco_6238323375511923c81b40.jpg

 

Processo de fabrico do lápis na Viarco

O lápis é por excelência o instrumento criativo que inicia o indivíduo no processo de desenvolvimento intelectual e artístico que se prolongará ao longo de toda a sua vida. Neste video apresentamos o nosso processo de fabrico do lápis, realizado para o projecto Imaginarte.

 

GALERIA

imagem-3.png

Lápis de cor Viarco.jpg

lapis_Viarco.jpg

viarco lapis 2[3].jpg

viarco lapis 3_thumb[1].jpg

viarco lapis 4_thumb[1].jpg

viarco-creativeworld-2017-5.jpg

viarco lapis 1_thumb[1].jpg

viarco lapis 5_thumb[1].jpg

viarco lapis 6_thumb[1].jpg

viarco.jpg

46.jpg

47.jpg

48.jpg

49.jpg

50.jpg

51.jpg

52.jpg

53.jpg

54.jpg

66.jpg

67.jpg

68.jpg

69.jpg

70.jpg

72.jpg

84.jpg

85.jpg

91.jpg

13390.jpg

404915.jpg

viarco 29 copy.jpg

maxresdefault.jpg

horario-viarco.jpg